Aprender uma nova língua não é nada fácil, mas pra quem quer sair do país e explorar outros lugares, é necessário pelo menos saber se comunicar.
Em 2009, logo depois que sai do colegial consegui um emprego de cara que me levaria por 2 meses pra Tailândia e o Vietnam. Tudo o que eu precisava saber era inglês e naquela época eu já havia me formado na língua.
Achei que iria ser tudo muito simples e fácil até desembarcar no aeroporto de Bangkok e perceber que todas as placas estavam em sinais que eu nunca havia visto antes. Sem contar que pedir ajuda pra qualquer pessoa que trabalhava ali era quase impossível se obter algo de volta. Quase ninguém fala inglês e no final, mímica era a melhor opção.
Não existe pior sentimento do que estar cansado de uma viagem e querer uma informação e ter que dançar, pular, desenhar e rodopiar pra conseguir.
Inglês é hoje a língua mundial. Por mais limitado que o país seja, sempre terá alguém que fale o básico do básico em inglês.
Antes de tomar a decisão de se mudar pra qualquer outro lugar, vale a pena levar em consideração como que o seu inglês anda.
Muitas pessoas entram no debate de:
1. Vale a pena pagar 3 anos de escola de inglês aqui no Brasil ou invés de mandar o meu filho pra fazerintercâmbio?
Bom, há várias coisas a se levar em consideração. Existe pouquíssimos intercâmbios que vão permitir o seu filho, menor de 18 anos ficar fora do pais por mais de 6 meses.
A maioria dos intercâmbios variam entre 1 e 9 meses e eles geralmente são caríssimos!
Mesmo que o foco seja para aprender inglês, esse tipo de intercâmbio leva grupos de crianças da mesma idade, o que significa que o seu filho saiu daqui pra "aprender" inglês no meio de outros brasileiros. O que vai resultar em mais português e muita diversão fazendo o seu filhote voltar pra casa com um inglês mais ou menos.
Provavelmente o que ele vai trazer de volta é a experiência de ter morado fora e muitas sacolas de compras.
Pra quem pensa em fazer isso pra si mesmo, vale lembrar que quanto mais "crescido" você é, menor são as oportunidades de intercâmbios que sairiam mais baratos do que uma escola de inglês.
Os intercâmbios que te mandariam pra fora por um longo período de tempo exigem que você fale inglês intermediário, assim como o programa de AuPair, trabalho na Disney, pós graduações e outros.
2. É possível aprender a falar inglês (do zero) em 30 dias num programa de intercâmbio?
Não! Infelizmente aprender inglês do zero leva um pouco mais do que 30 dias e mesmo que você esteja no próprio país da língua falada, não significa que vai ser mais fácil ou mais difícil.
Aprender uma língua do zero leva tempo. É um processo longo até que sua mente entenda como na teoria funciona e quais áreas você terá um pouquinho mais de dificuldade.
É claro que estar fora abre a sua mente pra sentir na pele que você vai precisar muito mais do que 30 dias.
Querendo ou não, inglês é necessário mesmo que seja o básico.
Hoje em dia existe centenas de escolas a nossa volta que oferecem cursos de curta duração que são super bons. Sem contar que palavras em inglês estão a nossa volta o tempo todo.
Por mais chato / difícil que seja, no final é compensador.
Saber o básico de inglês te abre portar internacionalmente e nacionalmente. Sem contar que te ajuda a tomar decisões importantes com mais segurança caso você esteja fora do país.
Pra quem tem a oportunidade de viajar e fazer intercâmbio, sempre é a melhor opção! Você volta pra casa com uma bagagem cultural muito maior do que você esperava. E também, estar fora do país sem saber falar inglês te força a querer aprender a língua muito mais rápido pra que a sua próxima experiência fora seja muito melhor aproveitada.
Pra quem precisa de um empurrãozinho, aqui vão alguns meios de facilitar o aprendizado da língua:
- Escolha uma escola que tenha o método de aprendizado que você curta! Tem escolas que trabalham mais na conversação, outras na gramática, outras no sotaque. Vale a pena dar uma pesquisada.
- Filmes! A velha história de que assistir filmes em inglês ajuda e ajuda mesmo. Mas o que ajuda mais ainda é assistir o mesmo filme muitas e muitas vezes. Isso faz com que o seu cérebro comece a conectar palavras e ações gravando elas em inglês na memória. Então escolha o seu filme favorito e assista quantas vezes puder.
- Internet! Pois é. Por mais que achamos que estamos tirando proveito da internet, a gente esquece que existe tantos sites que nos ajudam a aprender inglês muito mais rápido.
- Livros! Pra quem tem conhecimento básico e só quer dar uma improvisada na gramática, ler livros é a melhor escolha. Funciona como uma ponte pra conectar as palavras.
- Amigos estrangeiros! Agora que a copa passou aí pelo Brasil, você pelo menos tem uma desculpa pra puxar papo com uns gringos pela internet. Mesmo que você tenha conhecimento limitado do inglês, eles adoram o nosso famoso "estilo de vida" brasileiro. Sem contar que não existe nada melhor do que praticar conversação com um nativo.
- Aulas online! Ta cheio de gente que veio morar pra cá e hoje oferece aula de conversação online pelo skype. Claro que tudo isso tem custo mas muitas vezes eles são baixos.
Vale a pena dar uma pesquisada e treinar e tirar dúvidas com alguém que fala a sua língua mas já é fluente no inglês.
- Acampamentos! Ok, nem sei se tem acampamentos como esse hoje em dia, mas quando eu tinha 14 anos eu fui no meu primeiro acampamento em inglês. Era proibido falar português e foi aí no Brasil. Uma semana inteira falando a língua do tio Sam e ainda por cima me divertindo horrores.
Fiz vários amigos e perdi a vergonha de falar inglês na frente dos outros.
- Amigos com o mesmo interesse! Certeza que você é cercado de amigos que sempre comentam o quanto precisam treinar o inglês que já está enferrujado. Que tal juntar essa turma e criar um grupo de estudo / conversação? Todo mundo tem um pouquinho a acrescentar.
Viu? Tem jeito pra todo mundo e todo tipo de gosto. Agora é só correr atrás e investir!